frizz-outono-2

Como proteger os cabelos lisos e evitar o frizz no Inverno

publicado em 27/06/2023

Vento, frio, frizz e ressecamento. O inverno veio com tudo e nossos fios precisam estar preparados para passar por tudo isso impecáveis e alinhados.

Quem tem cabelos lisos, ou gosta que eles estejam lisos e sem frizz, precisa de cuidados mais que especiais nessa época do ano.

Vento gelado, um começo de estação com muita umidade e um fim super seco. Uma hora está frio, logo em seguida esquenta e nosso cabelo também sofre.

Essas oscilações muito frequentes do inverno impulsionam a perda hídrica, aumentando mais ainda o ressecamento dos fios e os arrepiados do frizz.

Pegue uma xícara de café, sente-se confortavelmente para entender o que fazer para manter seus lisos sempre bonitos, saudáveis e sem frizz o ano inteiro. Boa leitura!

 

A OSCILAÇÃO DO CLIMA E OS IMPACTOS NOS FIOS

Apesar das diferenças climáticas nas diversas regiões do país, o inverno é bastante marcada por oscilações nas temperaturas e na umidade do ar.

Na região norte e nordeste brasileiro, existem momentos de calor e muita umidade. Os fios sofrem com o vapor quente do ar, favorecendo muito o frizz e a aparência desalinhada.

Já em outras regiões, o tempo se estabiliza mais um pouco, com quedas maiores na temperatura e pouca umidade nas regiões centro-oeste, sudeste e sul. Esse frio seco é ideal para o ressecamento dos fios, principalmente pelo aumento do uso de secadores e outros modeladores.

O clima de inverno favorece a abertura das cutículas protetoras do fio. Radiação solar e poluentes entram no córtex, danificando toda a estrutura física capilar, e causando os seguintes danos:

  • Remoção da água que deveria hidratar os fios, causando ressecamento;
  • Oxidação da melanina, a oximelanina, que fragiliza, desbota a cor e acelera o foto envelhecimento da fibra; 
  • Fotodegradação das cadeias proteicas do fio, causando fragilidade e quebra;
  • Lipoperoxidação, que é a degradação na proteção lipídica dos fios, ajudando no ressecamento, na queda do condicionamento e da nutrição dos fios. 

Com esse ressecamento e fragilização, a fibra fica muito mais propensa à eletrização estática, aumentando muito o frizz dos fios, até mesmo nos mais longos.

 

VENTO, FRIO E MUITO FRIZZ

Principalmente no fim da estação do inverno, os ventos aumentam muito e o clima vai esquentando. 

Mas expor seus cabelos ao movimento dos ventos causa uma ação de fricção entre os fios, aumentando a eletricidade estática e emaranhando os cabelos, causando embaraços.

Outra ação muito comum é que essa mesma fricção irá abrir as cutículas dos fios, deixando-os desprotegidos e suscetíveis aos danos citados no tópico anterior.

Se o tempo estiver ventoso e úmido, aumenta mais ainda a energia estática, favorecendo o frizz.

Já o ventoso e seco age como um secador natural, removendo a hidratação, o brilho, causando ressecamento e aumento do frizz. 


Se o dia estiver ventoso, prefira penteados presos ou o uso de chapéus, bonés ou lenços para proteger os cabelos e impedir o aumento do frizz. E lembre-se: tem sol? Então tem que usar
proteção térmica.

 

SEUS LISOS SEMPRE ALINHADOS, SEM FRIZZ E PERFEITOS COMEÇA AQUI!

Com uma fórmula especializada para hidratar, selar e desmaiar os fios, garante um alinhamento impecável e combate os arrepiados, sem químicas e sem alterar a estrutura natural dos seus fios.

  • Por dentro, ele trata os fios com composições 100% veganas, tratando profundamente, deixando os fios verdadeiramente saudáveis.
  • Por fora forma uma rede que o protege e retém a hidratação, ao passo que alinha os fios e repele a água, blindando contra o frizz e a umidade.

Resultado: fios profundamente tratados, alinhados e selados, que garantem o efeito de liso impecável por mais tempo, mesmo nas condições adversas de outono.

Para garantir seu liso de salão em casa, basta lavar com o Shampoo Liso, fazer o tratamento com a Ampola Liso, selar com o Condicionador Liso, aplicar o Spray Liso ou Liso MÁXIMO e secar com uma fonte de calor. Seus fios ficarão selados e protegidos por até uma semana.

 

Clique aqui e conheça os kits e produtos que irão te dar lisos de salão, em casa. 

Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários que teremos o maior prazer em responder. 

Gostou? Compartilhe:

Mais do blog

Ver mais