raiz oleosa 01

Como resolver a raiz oleosa e eliminar as pontas secas

publicado em 09/08/2023

Lavou, as pontas ressecam! Antes de acabar o dia o problema já começa. No outro dia lá vai ela lavar novamente porque a raiz já está oleosa e com aspecto de sujo, logo agora que as pontas começaram a melhorar. Se você se identifica com essa situação, precisa desse post.

Uma raiz oleosa nunca passa despercebida… Sinônimo de sujeira e falta de higiene, esse óleo produzido pelo organismo tem papel fundamental na saúde capilar. Sua função é lubrificar os fios e protegê-los contra atritos e danos externos, mantendo a hidratação.

Ele é inodoro, incolor e não possui impurezas em sua produção. O problema é quando há um desequilíbrio na produção das glândulas sebáceas, que passam a fabricar mais óleo que o necessário.

Nesses casos, é importante entendermos alguns pontos e adotarmos uma rotina que irá ajudar a reequilibrar a raiz, sem danificar as pontas. 

 

Conheça as causas da raiz oleosa 

Para combater a oleosidade na raiz, é fundamental entender as causas por trás desse problema. 

Fatores como predisposição genética para produção excessiva de óleo ou desequilíbrios hormonais podem influenciar o aumento da oleosidade no couro cabeludo.

Quando você já possui uma genética que te presenteou com glândulas sebáceas hiperativas e procedimentos ou curvaturas que ressecam as pontas, não tem muito o que fazer, além de adotar uma rotina de cuidados especiais para manter o equilíbrio.

Já em problemas causados por desequilíbrios hormonais, a solução é procurar um médico especialista e seguir os tratamentos indicados para normalizar sua produção hormonal, e consequentemente a oleosidade.

 

Cuidados essenciais para o controle da oleosidade, sem ressecar as pontas

  • Lavar corretamente: 

Existem muitos equívocos sobre a higienização do couro cabeludo oleoso. O principal é que devemos lavar o tempo todo, com força e produtos específicos para cabelos oleosos.

O que muitos não sabem, é que o excesso de lavagem, principalmente se for agressiva e com shampoos que removam completamente o óleo, acaba por ressecar o couro cabeludo, irritando e inflamando os tecidos, detonando a hidratação das pontas.

Lembra que dissemos que o óleo é o protetor natural do cabelo? Então, seu organismo irá entender que precisa produzir mais e mais óleo para combater esses danos ao couro cabeludo. Resultado? Efeito rebote, com produção intensificada de oleosidade.

Quer piorar mais ainda essa situação? Use água quente. Aquela que sai fumaça no banho, sabe? É perfeita para detonar toda a sua saúde capilar, pois abre as cutículas do cabelo, fazendo com que os fios percam muita água e nutrientes, e ainda resseca e irrita ainda mais o couro cabeludo, causando muitos danos em toda parte.

Agora que falamos dos problemas, bora pra solução: o couro cabeludo é uma pele sensível, e precisa ser higienizada com cuidado. Água sempre fria ou ligeiramente morna. Shampoo SOMENTE na raiz, com movimentos suaves e nas pontas dos dedos. Os fios são limpos com a espuma do enxágue e jamais devem ser esfregados.

Evite shampoos agressivos. Para o dia-a-dia opte por shampoos de limpeza suave, que preservem a camada lipídica protetora dos fios, como todos os shampoos da ISZI

Agora vem o principal: de 1 a 3 vezes (em casos intensos) por semana, use o Shampoo Transição ISZI, que é Detox e faz uma limpeza profunda, refrescante e elimina todas as sujidades e poluição do cabelo, sem remover sua proteção.

Sobre a frequência de lavagens, diversos estudos científicos já comprovaram que a lavagem diária é prejudicial à saúde dos cabelos. O ideal é intercalar dia sim, e dia não.

É necessário condicionar SIM.  Mas evite a todo custo aplicar condicionadores na raiz do cabelo. Mantenha distância segura de 3 a 4 dedos da raiz e enluve bem as pontas.

 

  • Cuidados com a hidratação:

Todo tipo de cabelo, independente da cor, textura ou tratamentos químicos, PRECISAM repor a hidratação.

O problema está em usar máscaras e ampolas muito próximas à raiz. Por isso também deve seguir a regra dos 3 a 4 dedos, e evitar produtos muito pesados.

A dica aqui é a linha Hidratação da ISZI, que possui hidratação profunda inteligente, com ‘Sweet Block Hydratation’ que irá aderir de forma inteligente às partes mais danificadas do fio, evitando sobrecarregar as regiões mais próximas à raiz.   

 

  • Cuidados com a Nutrição:

Por mais que a raiz produza muito óleo, as pontas precisam de nutrição. Essa etapa é importante principalmente para manter a hidratação e proteção dos fios. 

O mais importante é evitar óleos e manteigas pesados. Esse tipo de nutrição é macromolecular e não penetra nos fios, sendo depositados apenas na superfície, empapando os cabelos.

Uma super dica para nutrir e regenerar seus fios sem aumentar a produção de oleosidade é o Tratamento Noturno da ISZI. Basta aplicar no comprimento e pontas dos cabelos secos e ir dormir. No outro dia é só lavar e pronto. Seus fios ficam nutridos, leves e saudáveis. 

 

  • Cuidados com a finalização:

A finalização é uma etapa que requer mais cuidados para evitar o aspecto “ensebado” logo após a lavagem.

EVITE: finalizadores em cremes, reparadores de pontas oleosos, mousses, gel de fixação e use sprays fixadores muito esporadicamente (talvez para um grande evento).

Opte por finalizadores líquidos com alta proteção térmica (calor e UV) e evite a raiz. Aqui na ISZI temos uma linha completa de Finalizadores Spray que te ajudará a manter seus cabelos sempre protegidos, sedosos e brilhantes, sem pesar os fios.

 

  • Resolvendo as pontas super secas:

Todos os processos de cuidados citados acima precisam ser mantidos para cabelos com raiz oleosa e pontas muito ressecadas.

O diferencial está no cuidado extra APENAS das pontas. Nesses casos, o Tratamento Noturno pode ser aplicado 2 a 3 vezes por semana.

Faça hidratação em cada lavagem e, quinzenalmente, uma reconstrução no comprimento e pontas.

Outro produto que irá ajudar muito a combater esse ressecamento, sem aumentar a oleosidade da raiz, é o Sérum Finalizador ISZI.

Ele é um protetor ultra nutritivo e não oleoso. Você pode usar umas gotinhas na máscara de hidratação ou como reparador diário de pontas. Além de nutrir, ele retém a hidratação, cria uma película que combate pontas duplas e possui proteção térmica. 

 

Seu grande aliado para cabelos sempre perfeitos

Shampoo à Seco ISZI by Lauren

  • Aspecto limpo e renovado instantaneamente
  • Raiz solta, sem oleosidade e resíduos
  • Sem falsas caspas
  • Pontas macias e sedosas
  • Brilho intenso
  • Ajuda a controlar o frizz
  • Delicioso perfume suave e duradouro
  • Sem danos à saúde capilar
  • Maior tempo de ação do produto
  • Mais volume e movimento

Ele é perfeito para te salvar em eventos inesperados, como uma reunião de última hora ou um compromisso em que você não tem tempo para lavar e finalizar os cabelos.

Outro uso muito útil é para diminuir a frequência de lavagens para quem tem a raiz oleosa. Basta aplicar quando a raiz começar a ficar oleosa e você terá cabelos instantaneamente renovados, soltinhos e com mais volume. Também é perfeito para evitar lavagens diárias após a academia.

Em épocas de frio, ajuda a amenizar o sofrimento espaçando mais a lavagem, e no calor mais intenso dá aquela super ajuda com o suor.

Intercale esse produto com a rotina de lavagens e cuidados que indicamos neste artigo, e mantenha sua oleosidade sob controle e as pontas sedosas, sempre.

Gostou? Compartilhe:

Mais do blog

Ver mais