frizz (1)-compressed

Entenda as causas do frizz e descubra como acabar com ele

publicado em 14/02/2022

Os fios arrepiados costumam incomodar, especialmente quando resultam de uma fibra capilar danificada. Mas você sabia que seguindo algumas dicas práticas é possível lidar com o problema de forma simples e eficaz hoje mesmo?

A fibra capilar é composta de 95% de proteínas, dentre elas a queratina, em maior quantidade. Essas proteínas são constituídas por vários tipos de aminoácidos que, juntos, formam o córtex (parte interna do fio). 

Já a parte externa, aquela que enxergamos e sentimos no toque, é o que chamamos de cutícula, uma “capa” que protege os nutrientes que ficam dentro do fio de cabelo. 

Essa camada externa e protetora é formada por células sobrepostas que se parecem com pequenas escamas. Quando os fios não estão saudáveis, ressecados ou danificados, é comum que as cutículas percam sua forma natural, se abrindo e indo para o sentido incorreto, logo, formando o frizz. 


Sendo assim, dentre as causas mais comuns que causam o frizz estão:

➡️Ressecamento, quebra ou fios fragilizados

➡️Excesso de procedimentos químicos

➡️Clima úmido 

➡️Uso constante de secador e chapinha

➡️Atrito (eletricidade nos fios)

Como percebemos, muitos dos fatores que causam o frizz podem ser controlados. E mesmo quando ele surge a partir de eventos que estão fora de nosso controle, como o clima, a questão pode ser facilmente contornada com alguns cuidados básicos. Descubra quais a seguir!

A melhor forma de manter os fios sem frizz é preservando a fibra capilar. Para isso, a saúde do couro cabeludo precisa estar em dia pois, desta forma, a oleosidade natural vai agir, sustentando a cutícula capilar que, por sua vez, repele a água dentro do fio. E um fio hidratado é um fio sem ou com pouco frizz.

A partir disso, basta manter cuidados básicos e recorrentes, como hidratações, proteção térmica e a nutrição (reposição de lipídeos).


Confira dicas práticas e infalíveis que vão acabar com o frizz do seu cabelo hoje mesmo:

✅Utilize uma touca de cetim para dormir e uma toalha de fibra para secar os fios pós banho. Outros tecidos, como o algodão, causam atrito, aumentando o frizz.

✅Se o seu cabelo é liso, aposte em finalizadores com efeito desmaio e hidratações que tratam do córtex à cutícula, ou seja, de dentro pra fora. O tratamento, e não apenas encapamento dos fios, vai te garantir sedosidade. 

✅Se o seu cabelo é cacheado ou crespo é muito importante manter a hidratação em dia, mas principalmente e especialmente a nutrição. Aposte em linhas de alta performance, à base de óleos e manteigas vegetais. A definição é a contramão do frizz; se você não curte ele aposte em manter os fios sempre definidos.

✅ É sempre bom lembrar: consumir 3 litros de água por dia e manter uma alimentação o mais balanceada possível vai ajudar muito a saúde dos fios.

✅É importante utilizar uma linha adequada ao seu tipo de cabelo e manter uma rotina de tratamentos, um Cronograma Capilar.

✅Alguns produtinhos têm o poder de nutrir os fios profundamente, especialmente no tempo úmido, combatendo o frizz. É o caso do Sérum Finalizador da ISZI.

✅Proteja os fios sempre que for usar fontes de calor! Para isso, além do Spray Finalizador Protetor Térmico, a proteção térmica é a base em todos os produtos ISZI. 

Têm mais dúvidas sobre como se despedir do frizz? Comenta aqui e vamos te ajudar 👇🏼

 

Gostou? Compartilhe:

Mais do blog

Ver mais