BLOG 1440x460px-compressed

Oleosidade do couro cabeludo: descubra como lidar com o problema

publicado em 02/02/2022

O excesso de oleosidade do couro cabeludo, além de ser um problema um tanto chato, pode perfeitamente se transformar em uma questão mais grave, evoluindo para uma inflamação ou queda capilar. Mas você sabia que não é assim tão difícil dar um jeito nas madeixas oleosas? Com a rotina de cuidados correta é possível ter fios saudáveis e hidratados de forma equilibrada novamente.

O sebo – óleo produzido pelas glândulas sebáceas da pele – atua como uma camada protetora que impede que o couro cabeludo perca umidade e resseque. Por isso, a oleosidade natural é muito importante para equilibrar a saúde e a hidratação dos fios. Ela se torna um problema, porém, quando há produção em excesso, o que pode obstruir os poros da região, causando inflamação, proliferação de fungos e caspa (dermatite seborreica). 

Neste momento, é necessário adequar sua rotina de cuidados para controlar a oleosidade, utilizando produtos corretos e evitando a exposição excessiva a fatores que contribuem com o aumento dela. 

 

Como saber se o meu couro cabeludo é oleoso e o que fazer?

Se você sente os fios pesados, com aspecto de “sujo” e o couro cabeludo aparenta estar pegajoso e coçando, ou mesmo já há a presença da caspa, a oleosidade pode estar em excesso. Neste caso, confira 5 dicas práticas para lidar hoje mesmo com este problema: 

1. Utilize um shampoo adequado

Um detox capilar que limpe profundamente o couro cabeludo é o primeiro passo para controlar o excesso de oleosidade na região. Ele deve ser utilizado de 2 a 4 vezes por semana, dependendo do nível de sebo na raiz. 

2. Equilibre os tratamentos

É comum que, ao utilizar shampoos anti resíduos, haja a diminuição da oleosidade do couro cabeludo, ressecando o comprimento dos fios.

Isso acontece porque o shampoo anti resíduo é um produto mais alcalino do que os outros, forçando a abertura da fibra capilar e retirando todo e qualquer resíduo vindo de outros produtos, oleosidade ou poluição.

Por isso, para encontrar o equilíbrio entre a diminuição da oleosidade e manter a sedosidade dos fios, você pode utilizar um detox capilar de qualidade junto com Ampolas de tratamento. Enquanto o shampoo detox vai limpar profundamente o couro cabeludo, as Ampolas de tratamento irão repor a água perdida dos fios. Assim, você mantém a raiz saudável e o comprimento com vida e maciez. 

3. Utilize tratamentos da forma correta

Também é comum que, na ânsia de hidratar os fios ressecados por tratamentos anti caspa ou detox, haja um excesso de utilização de máscaras próximo à raiz do cabelo, contribuindo, mais uma vez, para o “efeito contrário”: novamente uma oleosidade excessiva. 

Por isso, até que você sinta um couro cabeludo mais equilibrado, aposte em Ampolas como tratamentos hidratantes. Elas são líquidas – por isso menos oleosas – e variadas, o que permite suprir todas as necessidades do seu cabelo (hidratação, nutrição ou reconstrução), mesclando sua rotina. 

4. Evite situações que possam contribuir com o aumento da oleosidade

Tomar banho com água muito quente; utilizar secador muito próximo à raiz; utilizar tratamentos e produtos de cabelo no geral próximos à raiz ou ficar muitos dias sem lavar o cabelo. Estas são algumas das várias situações que podem contribuir com o aumento do excesso de oleosidade.

Mas ele também pode estar relacionado com questões psicológicas, como o estresse e a ansiedade, e climáticas, como uma estação mais quente, como o Verão. Por isso, além dos cuidados práticos do dia a dia, é importante estar atento à essência do problema.

5. Busque um dermatologista

Especialmente em casos que já há caspa, buscar a orientação de um médico é bastante importante. Ele ou ela poderá te orientar a realizar exames e diagnosticar se há e qual o tipo de fungo presente na região. Desta forma, também irá te orientar quanto à rotina de cuidados mais adequada. 

Sendo assim, inicie hoje mesmo os seus cuidados com o couro cabeludo excessivamente olesoso por aqui e, se houver mais dúvidas deixe um comentário, a ISZI irá te responder!

Gostou? Compartilhe:

Mais do blog

Ver mais