Design sem nome (25)

Tipos de cabelo liso: descubra o seu!

publicado em 11/04/2022

Apesar dos fios lisos serem semelhantes, as diferenças sutis entre eles determinam o cuidado mais ideal. Por isso, aprenda a identificar o seu tipo de cabelo e saiba como manter os fios sempre saudáveis e bonitos. 

O cabelo liso natural é caracterizado pela ausência de qualquer ondulação. É um tipo de cabelo conhecido por ser sedoso, já que a oleosidade natural atinge as pontas sem dificuldade. 

Andre Walker, cabeleireiro e personal stylist de Oprah Winfrey, criou o sistema de classificação dos cabelos, responsável por separar e agrupar em categorias cabelos com características semelhantes.

Assim, entender o seu tipo de cabelo é importante na hora de montar uma rotina de cuidados que atenda às suas reais necessidades. 

No caso dos fios lisos, que fazem parte do grupo 1 da tabela, eles podem ser classificados, ainda, como finos, médios ou grossos, dependendo de sua textura. 

Conheça a seguir as características de cada tipo de cabelo liso e aprenda a cuidar do seu!

TIPO 1A (FINO)

  • Como ele é?

Os fios finos são naturalmente menos encorpados, tendem muito a oleosidade e costumam, justamente por isso, ter bastante brilho. É um tipo de cabelo que aparenta ser “pouco” quando na verdade é fino. É extremamente liso e não costuma segurar outros tipos de finalizações, como baby liss. 

  • Quais cuidados são necessários?

Neste caso, opte por produtos leves, que não pesem nos fios, como sprays finalizadores. É interessante utilizar sempre proteção térmica, pois do contrário os fios tendem a quebrar com facilidade. Além disso, produtos que controlam a oleosidade do couro cabeludo e contribuem para encorpar os fios, dando mais volume, podem ser bons aliados. O cabelo liso e fino costuma ser também naturalmente nutrido, por isso invista mais em cuidados de fortalecimento da fibra capilar, para suportar os danos causados por fatores externos como exposição ao sol, mudança de temperaturas, utilização de fontes de calor e outros. 

TIPO 1B (MÉDIO)

  • Como ele é?

No meio termo, os fios médios são mais encorpados que os finos, costumam ser bastante lisos também, escorridos, porém já seguram mais outros tipos de finalizações. Neste caso, tendem mais ao volume. 

  • Quais cuidados são necessários?

Ainda é interessante utilizar produtos mais leves, como sprays, contudo a hidratação, no caso deste tipo de cabelo, precisa ser reforçada, para preservar o alinhamento. Por isso, kits com efeito desmaio e ação anti frizz são muito bem vindos, pois controlam o volume e deixam os fios macios e mais lisos. A proteção térmica é indispensável sempre e um bom reparador de pontas vai garantir a aparência saudável. 

TIPO 1C (GROSSO)

  • Como ele é?

Fios lisos e grossos são, no geral, fáceis de identificar. Isso porque têm características mais marcantes em relação aos outros, com fios de cabelo bem retos, difíceis de modelar e visualmente mais encorpados. 

  • Quais cuidados são necessários?

Este tipo de cabelo tende mais ao ressecamento e ao frizz, por isso, produtos com efeito desmaio, super hidratantes e nutritivos são ótimos para este tipo de cabelo. Opte por finalizações que deixem ele mais solto, sem pesar os fios. Ou seja, sprays também ajudam neste caso, além de óleos nutritivos de alta performance e um couro cabeludo bem cuidado com um bom shampoo detox. 

Agora que você já conhece mais detalhes sobre cada característica dos tipos de cabelo liso, conte pra gente nos comentários: com qual você se identifica? 

Gostou? Compartilhe:

Mais do blog

Ver mais